Como administrar o tempo e ter qualidade de vida - Belferocci
Menu

Como administrar o tempo e ter qualidade de vida

Como administrar o tempo e ter qualidade de vida

Falta tempo para fazer o que gosta, viajar, estudar, para o lazer? O estilo de vida contemporâneo exige que estejamos sempre ligados no 220, mas, fica a dica, ter tempo para nossos objetivos pode ser apenas questão de organização e disciplina.

Muitas vezes, as pessoas abdicam do tempo que têm para perseguirem sonhos como o sucesso na carreira e a ascensão social. Ganham dinheiro para garantir uma vida boa, mas não conseguem desfrutar de suas próprias conquistas. Pior é a situação daqueles que dizem não ter tempo para nada, inclusive para planejar a própria vida, e passam os anos patinando.

Perder tempo é ruim porque piora a qualidade de vida. Reflete na qualidade do sono (dorme tarde porque fica zapeando na TV); na qualidade da alimentação (sobram só aqueles 15 minutos para comer de qualquer jeito); no emocional, já que não consegue cumprir tarefas ou faz apenas aos 48 do segundo tempo.

Para ter tempo é preciso saber administrá-lo.

Pense no tempo que perde fazendo coisas desnecessárias ou que não acrescentam em nada ao longo do dia: as conversas infrutíferas no whatsapp ou nas redes sociais, vendo notícias que não contribuirão na sua comunidade ou só servem para te deixar com medo e deprimido (programas policiais, por exemplo); discutindo assuntos que não mudarão absolutamente em nada na sua vida (futebol é um dos temas no topo). Pense em todas as pequenas atividades que pratica que não levam a lugar algum e roubam seu precioso tempo.

Este conjunto de pequenas coisas sem sentido que fazemos em casa, no trabalho, na escola ou faculdade, se transforma em um fardo que nos impede de ver que o problema não é a falta de tempo, mas sim a maneira errada como o utilizamos. Para piorar, o “não tenho tempo” se transforma em uma desculpa automática para sabotarmos qualquer atividade que poderia ser frutífera em nossa vida.

Mas como organizar nosso tempo para aproveitá-lo melhor? Vão aqui algumas dicas:

1 – Mantenha o hábito de acordar cedo

2 – Liste todas as suas tarefas do dia. Assim que cumprir cada uma, risque de sua lista. Colocar no papel o que pensamos é definir quais são e quais não são nossas prioridades.

3 – Programe tudo o que deseja fazer na semana, desde ir ao cinema ou a ir à academia, e já pense no tempo que precisará para realizar.

4 – Estabeleça uma ordem de prioridades em sua agenda: avalie sempre o que é fundamental e coloque-os no topo de sua ordem. A partir do momento em que começar a fazer o que é prioritário primeiro, verá a lista de pendências urgentes diminuir (pois já fez antes).

5 – Comece seu dia na noite anterior: pense na roupa que irá usar, no material que irá levar ao trabalho, em como iniciar aquela reunião, em que horário terá de sair de casa para chegar a tempo do compromisso, pense no que pode dar errado e anteveja soluções para eventuais problemas. Com tudo visualizado, fica mais fácil conduzir seu dia sem perder tempo.

6 – Poupe tempo – não demore fazendo as coisas. Se tem dificuldade em terminar as tarefas com rapidez marque a hora no relógio, ponha limite ao tempo de suas tarefas.

7 – Faça exercícios e mantenha uma dieta balanceada, com suplementos necessários para seu organismo (Confira a linha completa Belferocci). Com a mente e o corpo em harmonia, você terá mais disposição para planejar seu tempo e fazer tudo com ânimo e disciplina.

8 – Mantenha uma agenda atualizada, para não precisar deixar nada para a última hora.

9 – Valorize cada minuto. Se a atividade, conversa ou seja lá o que estiver fazendo não for produtivo, não perca seu precioso tempo com isso.

10 – Aproveite parte do seu tempo, para leitura de bons livros, afim de reciclar conhecimentos, buscar novos e complementar a motivação para o dia-a-dia.

 

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!