Mãe: mil mulheres em uma só palavra - Belferocci
Menu

Mãe: mil mulheres em uma só palavra

Mãe: mil mulheres em uma só palavra

Mãe. Que expressão mais forte! Quanto significado em uma só palavra. Como disse o poeta Mario Quintana, “Três letrinhas, nada mais… E nelas cabe o infinito”. Sobretudo nos dias de hoje, em que a mulher luta cada vez mais por seu espaço, ele está coberto de razão.

Certa vez, uma guerreira e inspiradora Cora Coralina disse que mãe tem um dom divino e deveria se dedicar, apenas, à maternidade. “Mulher, não te deixes castrar. Serás um animal somente de prazer e às vezes nem mais isso.”

Pela primeira vez, somos obrigados a discordar dela. A figura materna há muito superou este estereótipo, quebrou paradigmas, conquistou sua liberdade e pode ser o que quiser, de líder de uma nação à presidência de uma multinacional, sem deixar de lado o “Ser mãe”. Pode ser, ela é quem escolhe.

É óbvio que vivemos ainda em uma sociedade machista, em que há muito preconceito em relação à maternidade, em que o talento e a força de superação são muitas vezes podados simplesmente porque no currículo aparece a frase: tenho filhos.

Pode imaginar? Para uma mãe que é provedora, uma mãe que muitas vezes não tem alguém do lado para ajudar a sustentar o filho, uma mãe que luta por ela e pela figura paterna, bater à porta a procura de um emprego e só ouvir: lamento, esta vaga é apenas para mulheres sem filhos. Consegue imaginar?

A caminhada é longa e a determinação é imensa, mas se não dão o devido espaço que a mãe deveria ter por direito, ela encontra o dela. Se não tem emprego, ela cria o próprio negócio; se não tem como investir, usa a criatividade; se não tem apoio, ela luta contra o mundo. Mas, nunca deixa faltar nada a seus filhos sem, contudo, se esquecer que ela também é um ser humano e precisa de cuidados.

Esta é ela, muitas vezes pai, muitas vezes professora, muitas vezes conselheira, muitas vezes fortaleza, mas sempre mãe, sem deixar a peteca cair.

Feliz dia das mães a cada uma das mães guerreiras que fazem parte da rede Belferocci.

Tags:, ,

This is a unique website which will require a more modern browser to work!

Please upgrade today!